Biotecnologia

Olá moçada, vamos tratar de assuntos muito polêmicos, os trangênicos e a clonagem, assista ao vídeo que mostra alguns passos da biotecnologia, pense no falamos em sala de aula e forme sua opinião.

Faça seu comentário. Abraços!

Profª. Inês

35 Respostas

  1. Na minha opnião os transgênicos são bons para a econômia pois aumenta a produção agrícola, diminuindo as perdas na colheita assim elevando a produtividade das lavouras.
    Mas os transgênicos, futuramente, poderão fazer mal a nossa saúde.

  2. Deu para compreender grande parte do processo,mas a unica coisa que não me ficou clara foi como é feito o processo para que essa fusão ocorra com tanta perfeição,gostaria de saber mais sobre esse detalhe.

  3. Olá Inês !
    Assisti ao vídeo que você nos mandou como tarefa.E com ele ,consegui analizar muito bem os cromossomos e consegui entender um pouco sobre a Transgenes .Mas ainda não consegui entender muito bem sobre o processo de clonagem dos seres vivos!
    Beijos
    Carolina

  4. Bom Inês,
    mostra como que é a biotecnologia, as células e DNAs sendo modificados.. Legal!

    Beijos

  5. Na minha opinião , os alimentos trangênicos não deveriam circular livremente pelo país , na maioria das vezes sem o simbolo necessário para a identificação destes . Com o apoio do governo Lula , nós muitas vezes nao sabemos do que nos alimentamos, se é de trangenicos ou não . A técnica de DNA recombinante deveria ser aplicada somente para a fabricação de insulina , pois, apesar dessa tecnica trazer benificios para a agricultura, nós ainda não sabemos os efeitos disso em nosso organismo, nem mesmo se isso pode nos custar a vida . Afinal , o que vale mais ? Um avanço na produção ou a vida ? Beijoos Inês !

  6. Na minha opinião eles não deveriam mexer nisto porque pode provocar algo mais serio e danificar os alimentos nao geneticamentes modificados
    mais também tem alguns fatores bons que eh o que teremos que citar na sua tarefa

    bjs

  7. Bom Inês analizando o vídeo acima e refletindo cheguei a conclusão que
    Sim transgênicos vão aumentar a economia etc e etc mas futuramente podera almentar o risco de alergias,aumento da resistência a tratamentos com antibióticos e alterações de peso em fígados e rins de cobaias. No entanto, nenhum estudo até hoje foi conclusivo. E é justamente por isso que devemos ter cuidado dobrado: como não existem informações suficientes sobre a segurança dos transgênicos para os seres humanos, consumi-los significa correr um risco desnecessário.

  8. Acredito que o uso de transgênicos em geral deveriam ser proibidos pois apesar de trazerem benefícios como: melhoria do conteúdo nutricional e melhoria na qualidade dos alimentos, seu uso pode causar grande impacto na cadeia alimentar.Portanto a utilização destes deveria ser proibida, afinal podemos viver sem seus benefícios mas não podemos nos arriscar a destruir nossa biodiversaidade e causar danos ao nosso organismo.

  9. Oi Inês,
    Na minha opinião os trangênicos são bons e ruins ao mesmo tempo.
    Por emxemplo: são bons para os agricultores, pois dão uma colheita muito boa e geram um grande lucro, aumentando a economia. Mas por outro lado eles fazem mal para a saúde, e nós nunca sabemos quando os consumimos, porque não vem indentificado na embalagem, o que eu acho errado.
    Beijos.

  10. Bom na minha opnião, deveria ter o simbolo de alimentos trangenicos pois podemos comer alimentos sem saber que possa fazer mal a saúde !
    A trangenia pode ajudar muito,como na agricultura,mas por outro lado pode sim atrapalhar mesmo nao sabendo o efeito dela. Beijão Inês ! Beijos pra todos

  11. Assistindo o video e as aulas conclui que os transgênicos tem seus pontos bons, mais ao mesmo tempo tem os ruins, os bons porque a biotecnologia proporciona um grande avanço na produção o que gera grandes lucros e um crescimento maior na economia, e os ruins porque não sabemos o efeito desses produtos em nosso organismo, e eu acho erradíssimo o fato de nao informar nas embalagens de alimentos se os produtos são transgênicos ou nao porque quem é contra esse avanço tem o direito de saber pra nao consumir. Beijos Inês!

  12. Boa Tarde Inês.
    Eu vi o vídeo,ficou realmente mais fácil de entender assim.
    A respeito da minha opinião eu realmente não sei se sou contra ou a favor,porque ao mesmo tempo que temos muitas desvantagens,podendo causar sérios ricos,temos muitas vantagens.Imagina nossa vida sem essas descobertas da ciência?Ia ser realmente muito ruim,e sem contar que a gente ia perder muitas coisas que temos hoje para a nossa melhor qualidade de vida.
    Eu acho que tudo feito com cuidado,segurança e limite é bom para o nosso dia a dia.
    beijo , Sofia:*

  13. Depois de analizar o vídeo a cima e refletindo sobre nossas aulas, cheguei a conclusão que , todos os produtos que são trangenicos deveriam vir sim , com o simbolo, para que possamos identificar o que estamos ingerindo . Beijo :*

  14. Vídeo interessante, na minha opinião os transgenicos podem ser bons pra economia, mas não existe nenhum estudo que comprove que seja benígno para nosso organismo, o que pode nos prejudicar…
    por isso todos os alimentos deveriam vir com o aviso se é transgenico ou não,pois assim poderíamos saber o que comemos…
    O vídeo ficou muito legal só é complicado entender como a fusão é feita tão perfeitamente, é estranho rsrs
    Um beijo Inês

  15. Inês
    Na minha opinião os produtos transgênicos são bom por um lado e ruim por outro. Ex se nos não tivessemos os produtos transgênicos como é que nos iamos ter a inseulina e ruim por outro porque se uma semente transgênica cai na sua lavou você perde toda ela
    bjss

  16. Em minha opinião, pode ser boa para a agricultura, por serem mais resistentes as pragas, maior produtividade, mas por outro lado não sabemos o que pode causar a saúde, todos os alimentos transgênicos deveriam sim tem identificação para que as pessoas que não queiram consumir esse tipo de produto não os comprem.

  17. Os alimentos transgênicos deveria vim com um selo de indicação porque estes alimentos fazem muito mal a saúde humana uma desse mal é como o aumento de alergia nos consumidor desses alimentos, você com alergia você ira tomar antibiótico ele eliminara as eficácia do remédio. Muitas pessoas nem desconfia como por exemplo que o óleo de cozinha transgênico faz mal porque não tem nada indicando isso para os consumidores.

  18. Bom na minha opinião não existem informações suficientes sobre os transgênicos , portanto axo q consumi-los não seria bom ate terem provas concretas d q nao fazem mal a saude(e mesmo assim deveriam por uma marca),mesmo axando desnecessário o uso destes produtos.
    bjs

  19. Oi Inês

    Na minha opnião os quais produtos deverião ter o simbolo de alimentos trangenicos .
    A trangenia é pode ser um risco para nós seres humanos, mas muito util na agricultura.
    Mas pode aver alguns risco da produção ser prejudocda.

    Beijos

  20. Oi Inês

    Na minha opnião os alimentos trangenicos não deviam ser utilizado nos paises.
    É necessário que ajá o simpolo nos alimentos trangenicos.
    a trangnia é muito utila na agricultura porém pode aver prejuisos.

    Beijos

  21. Bom Inês, eu vou concordar com o lucas, eu também não vi com muita clareza o processo da fusão para que cheguasse nessa perfeição. Enfim gostei do vídeo, ajudou a entender um pouco mais a matéria, e nesse mundo de hoje para nós sinceremante tanto faz o que estamos comendo não é mesmo? Mas acho que mesmo assim deveria vir nos alimentos trangênicos o “anunciamento” de tal!
    Beijos Yasmin

  22. Eu acho que os produtos transgênicos são bom para aumentar a capacidade do alimento escolhido , mas não sabemos se faz mal ou não á saude . Eu apoio a indicação nas embalagens assim sabemos oque comemos , BJS :*

  23. Na minha opnião os transgênicos são bons para a econômia pois aumentam a produção agrícola, porem eles podem fazer mal para a saúde, e nós não sabemos quando os ingerimos, porque não vem indentificado na embalagem e isso eu acho errado.

  24. Eu acredito que os alimentos transgenicos deveriam ter o símbolo de identificação pois todos tem o direito de escolher algo bom ou ruim para sua saúde. por outro lado os agricultore que utilizam a transgenise tem grande vantagem pois gera mais lucro por da uma colheita muito boa! Beijos

  25. Bom Inês na minha opinião , os alimentos genticamente modificados por mais que tragam melhorias para a área de nutrição e para o aumento na qualidade dos alimentos ,os alimentos trangenicos , não deveriam circular pelo mercado pois ainda não sabemos se ele traz algum malefício a nossa saude. Portanto deveria ter um simbolo em cada embalagem dos produtos que são trangenicos para termos conciencia de que estamos comprando estes produtos. Beeeijo Inês ;** adorei o video !*-*

  26. Olá eu acredito que os alimentos transgenicos podem ser muito bons para a economia pelo aumento da produtividade, mas por outro lado pode fazer muito mal a nossa saúde o que não é bom. Adorei o vídeo pois consegui entender melhor sobre os alimentos geneticamente modificados.Baijão

  27. Inês , depois que analizei o video a cima, e com base nas nossas aulas , pude perceber que apesar dos alimentos trangenicos serem bons para quem os cultiva, eles podem fazer mal a saude e, portanto, eu axo que todos os produtod que contiverem substancias trangenicas deveriam vir marcados com o simbolo trangenico, para só assim , sabermos o que estamos ingerindo. Beijo

  28. O homem é um ser intrinsecamente tecnológico. Desde a Antiguidade, procedimentos tecnológicos são utilizados para melhor adaptação ao habitat, quer pela descoberta e desenvolvimento do vestuário ou para a proteção de seu corpo, quer pela elaboração de novos alimentos como queijo, iogurte e cerveja que, na realidade, são produtos biotecnológicos, mesmo que a sua essência (as transformações químicas produzidas pelos microrganismos) só viesse a ser conhecida posteriormente

  29. Na minha opinião acho que os alimentos trangênicos apesar de ricos podem causar maleficios a saúde,
    Por isso acho que deveria voltar o símbolos nas embalagens de produto transgênico.
    Porém apoio muito eles na questão de modificar uma bactéria para produção de insulina.

  30. Na minha opinião, apesar de os transgênicos apresentarem aspectos positivos, tais como: aumento no desenvolvimento das plantas, resultando em maior produtividade agrícola, e na produção de alimentos nutricionais aprimoradas, esses organismos podem causar desequilíbrio ambiental e não se sabe quais são os efeitos deles a longo prazo, o que pode ser considerado um ponto negativo. E tendo descrição na embalagem de produtos alimentícios, o consumidor será informado sobre o que está consumindo.

  31. Bom Inês, na minha opinião acho que todos os produtos trangênicos deveriam vir identificados na embalagem pois nunca sabemos o que estamos ingerindo, e se vai fazer bem ou mau para nossa saúde. Mas os trangênicos podem ser bons para a durabilidade e resistencia no armazenamento dos alimentos, e tambem para os agricultores, pois aumentam na producao dos alimentos, gerando grandes lucros.

  32. Bom, com o vídeo deu pra entender um pouco melhor todo o processo que ocorre pra ser feito os transgênicos. Tudo bem que os transgênicos ajudam na economia da produção agricola, mais não sabemos o mal qe pode ocorrer ao nosso organismo, por isso deveria nas embalagens ter o simbolo de transgênico, assim saberiamos ao certo oque estamos comendo, ee não precisariamos arriscar .

  33. Oi inês
    Bom, o vídeo é muito interessante, pois mostra como é feita a modificação dos genes em uma célula , que torna um osganismo transgênico .
    Na minha opinião , a trasgenia tem o seu lado bom e o seu lado ruim , como por exemplo: alimentos transgenicos , se produzem em maior quantidade , dando lucro aos agricultores , mas o lado ruim é que nem sempre depois de testados , eles são totalmente confiáveis para um ser humano ingerir , podendo causar alergias na pessoa
    Por isso que sempre deve existir no rótulo a informação se o alimento é ou não transgênico !
    beijoos gente, bejos inês .

  34. O vídeo mostra as células sendo modificadas por processos transgênicos auxiliadores , modificando também os DNAs.

  35. Na minha opnião os transgênicos são bons para a econômia pois aumenta a produção agrícola, diminuindo as perdas na colheita assim elevando a produtividade das lavouras.
    bom essa é minha opiniao!
    gostaria que tivesse mais detalhes para esclarecer algumas duvidas que me deixou.

Deixe uma resposta

