Como a Terra se formou?

Olá moçada, chega de férias, vamos começar lendo uma notícia sobre a exploração espacial.

Eu sou você amanhã

Telescópios da Nasa registram imagens de sistemas planetários em formação

Por: Tiago Carvalho

Publicado em 15/12/2004 | Atualizado em 06/10/2009

Os telescópios espaciais Spitzer e Hubble, dois dos mais importantes da Nasa, forneceram aos astrônomos imagens sem precedentes de “entulho planetário” na órbita de estrelas de tamanho próximo ao do Sol. De acordo com os pesquisadores, essas imagens são instantâneos de um dos possíveis cenários para o processo de formação da Terra.

Representação artística do disco chato composto por nuvem de gás e poeira em órbita de uma estrela. Esse “entulho cósmico” é a matéria-prima dos planetas (arte: Nasa/JPL-Caltech/T. Pyle/ssc)

Esse entulho cósmico é resultado do processo de formação das estrelas. Quando uma delas surge do colapso de uma nuvem de gás e poeira, restos desse material formam ao seu redor um disco chato onde passam a orbitar partículas de poeira e gases. Essas partículas colidem e aderem umas às outras até que, eventualmente, um planeta rochoso se forma. Às vezes os corpos celestes que resultam desse acúmulo de partículas de poeira espacial se chocam e se despedaçam.

As observações realizadas pelo telescópio espacial Spitzer permitiram o registro inédito de discos de poeira ao redor de estrelas maduras, onde pode ser freqüente a existência de planetas. Já o telescópio Hubble registrou a mais detalhada imagem já obtida de um disco circundando uma estrela menor e mais jovem. Jovens estrelas têm reservatórios de material para construção de planetas – o gás e a poeira que formam os discos. Estrelas mais velhas, por sua vez, têm apenas sobras dessa “matéria prima estelar”, uma vez que o gás e a poeira, com o correr do tempo, se dissipam ou se condensam em algum tipo de estrutura. Pode-se dizer que o Spitzer registrou o reservatório e o Hubble, as sobras.

 

Imagem de um disco de poeira e gás ao redor de uma estrela a 88 anos-luz da Terra, registrada pelo telescópio Hubble (foto: Nasa/ESA/JHU/ACS)

Fonte:http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/astronomia-e-exploracao-espacial/eu-sou-voce-amanha/?searchterm=formação%20da%20terra

Agora é com você! Faça uma comparação entre a hipótese da formação da Terra estudada em sala de aula e a notícia acima. Aponte as semelhanças  e diferernças. Abraços!

Profª. Inês

About these ads

43 Respostas

  1. Ines ficou otimo
    as semelhanças e as diferenças eu escrevi no caderno.bj

  2. muito legal , pois nos explica um pouco mais

  3. semelhanças : nuvem de poeira e gas , as particulas se colhiden , resto do material que se forma ao redor do centro .

    diferenças :no estudo nao fala de um disco , nao fala que as vezes se despedaçam .

  4. Diferenças : na sala de aula nos nao citamos disco, e usamos mais o termo nebulosa do que o termo nuvem de poeira e gás .

    Semelhanças: os dois tipos de ensino retratam o ensino com clareza, e tambem citam nomes de telescópios como hubble e ntre outros

  5. As imagns são muito importantes porque da para ver os pedaços que se aglomeram formando as estrelas (o Sol) e os planetas, é incrivel … É semelhante ao oque nos aprendemos as esplosôes as colisôes os raios a temperatura elevada e no final : um novo sistema solar !!!!

  6. a semelhança é que fala sobre poeira e gas que se misturam .

    a diferença é nao citar a palavra nebulosa e do disco disco de poeira e gás ao redor de uma estrela a 88 anos-luz da Terra.

    e isso ines . bjos . João P.

  7. o que tem de semelhante é que as nuvens de poeira e gas estão em órbita com a estrela que esta se formando

    a diferença é que fala de um disco plano

  8. diferenças:em volta nao eh um disco plano
    semelhanças:essa poeira e gas sao os planetas

  9. - As semelhanças é que tanto a hipótese estudada em sala de aula quanto a hipótese a cima falam das nuvens de poeira e gás que se chocam e formam partículas.
    – A diferença entre as hipóteses é que a hipótese estudada em sala de aula não trás nenhuma informação sobre um disco plano.

  10. semelhanças: as estrelas que surgem numa nuvem de poeira e gas, as pequenas par´ticulas q formavam a nuvem se atraiam formando um planeta.

    diferenças:não fala de disco chato

    • Semelhanças : as estrelas surgem de uma nuvem de poeira e gas…as particulas q tinham na nuvem se chocam formando um planeta.

      Diferenças : nao fala de disco

  11. - As semelhanças é que tanto a hipótese estudada em sala de aula quanto a hipótese a cima falam das nuvens de poeira e gás que se chocam e formam partículas.
    – A diferença entre as hipóteses é que a hipótese estudada em sala de aula não trás nenhuma informação sobre um disco plano.

  12. o que tem em semelhante é que as nuvens de poeira e gas as nebulosas se chocam e forman um planeta

  13. diferenças: na formação do planeta o gás e a poeira são os planetas
    semelhanças: não é um disco é uma órbita
    bjuus

  14. Semelhanças : as estrelas surgem de uma nuvem de poeira e gas chamada nebulosa,as particulas que existem na nebulosa se trombam dando origem aos planetas

    Diferenças : nao falo de disco

  15. muito legal gostei

  16. a semelhança é que fala de nuvens de gás e poeira , e a diferença é que fala de um disco plano .

  17. -A semelhança entre as duas hipóteses é que as duas dão informações sobre a nuvem de poeira e gás.
    -A diferença é que a hipótese estudada em sala de aula não da informação sobre disco algum

  18. Semelhanças: As particulas se chocam dentro de uma nuvem de poeira e gás chamada nebulosa(onde surgem as estrelas) dando origem aos planetas

    Diferenças: Nao fala de nehum disco

  19. Semelhanças: as estrelas que surgem numa nuvem de poeira e gas, as particulas que formavam a nuvem se chocam formando um planeta.

    diferenças:não fala de disco

  20. Semelhanças : as estrelas se forma atras de uma nuvem de poeira e gas chama nebulosa

    Semelhanças : nao fala de disco

  21. semelhanças são : nuvem de poeira e gas , as particulas se colhiden , resto do material que se forma ao redor do centro .

    diferenças são que no estudo nao fala de um disco chato

  22. muito legal

  23. semelhanças: sao as nuvens de poeira e as de gas,as particulas se atraiam que se formava um planeta

    diferenças:no nosso estudo nao foi dito sobre um dico chato

  24. semelhança : as nunvens são de poeira e gás ,as particulas se atraem causando atrito umas se unen ficando cada ves maior e outros se quebram em pedasos menores formando o sistema solar.

    O que estudamos nao falou sobre disco plano
    gostei muito !! bjj

  25. semelhança: as nebulosas, nuvens de poeira e gas , formando maiores particulas no centro da nebulosa, com que se esquentasse mais que é denominado como sol,e as outras particulas ao redor são denominados planetas .

    diferença : não foi comentado sobre um disco.

  26. semelhanças:as particulas se colhiden q forma no ao redor do centro.
    diferença:Nao foi falado do disco chato.

  27. semelhanças : nuvem de poeira e gas , as particulas se colhiden , resto do material que se forma ao redor do centro .

    diferenças :no estudo nao fala de um disco , nao fala que as vezes se despedaçam

  28. Semelhanças: As estrelas que se formam de uma nuvem de poeira e gás, as pequenas particulas que eram da nuvem se atraem formando um planeta.
    Diferenças: No estudo nao foi falado sobre um disco chato.

  29. Semelhanças : as estrelas surgem atraves de uma nuvem de poeira e gas chamada nebulosa , as pequenas particulas se chocam , o resto do material transforma em um planeta

    Diferenças : nao fala de disco chato

  30. Bom , as semelhanças são : as estrelas que se formam , de nuvem de poeira e gás , as outras pequenas partículas , juntas formam um planeta.
    Diferenças são:No estudo nao foi citado sobre o disco chato.

  31. Oi Ines
    eu li o texto e percebi que a semelhança é:nuvem de poeira e gas , as particulas se colhiden , resto do material que se forma ao redor do centroe as diferenças são que
    no estudo nao fala de um disco , nao fala que as vezes se despedaçam.

  32. A semelhança é : sao as nuvens de poeira e gas e as particulas se colhiden,sao restos de materiais que forma eu todo seu redor
    A diferença é: que o disco é totalmente plano

  33. Ines eu gostei das imagens ! e as semelhaças sao : as estrelas são formadas de uma nuvem de poeira e gás.
    A diferença é que no estudo da apostila nao fala sobre o disco chato.

  34. Semelhanças: as estrelas que surgem numa nuvem de poeira e gas, as pequenas particulas q formavam a nuvem se atraiam formando um planeta.

    Diferenças: Não fala de disco

  35. Semelhanças são : nuvem de poeira e gas , as particulas se colhiden , resto do material que se forma ao redor do centro .

    Diferenças: Não fala de disco

  36. Semelhanças : nuvem de poeira e gas , as particulas se colhiden , resto do material que se forma ao redor do centro .
    Diferenças : Não fala de um disco

  37. semelhanças : nuvem de poeira e gas , as particulas se colhiden , resto do material que se forma ao redor do centro !

  38. A semelhança é que as nuvens são de poeira e gás, e as pequenas particulas quando se colhidem formam um planeta!!!
    E a diferença é que na matéria não fala sobre o disco.

  39. bom eu queria mesmo saber se a terra foi criada por Deus?Tem muita gente que diz que os cientistas ja concluiram que a terra se formou com o tempo,e eu queria saber se foi deus que criou a terra ou se foi os cientistas.

  40. Nossa! eu queria saber como a terrra se formou e oque é constelação nossa! eu adoro ciências eu acho muito legal quando eu crescer eu quero ter três profissão

  41. Como a terra se formou?

  42. Para mim ciências è tudo minha materia pre ferrida é ciência, eu gosto muito do espasso o meu sonhe é um dia partisipar da nasa mas em quanto isso não acontese nevego em meu computer procuramdo coriosidades gostei muito deler o publicado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: